Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.Ninguém vem ao Pai senão por mim.João 14:6
Rádio Rios de Água Viva

Rádio Rios de Água Viva

terça-feira, 5 de junho de 2007

As Raízes Bíblicas do Negro

Roi Sandro
Wed, 24 May 2006 09:31:05 -0700


William Dwight McKissic, SR
Publicado por Renaissance Production Inc.
Tradução: Helen A. Hempel

CAPÍTULO 2
Cam: O filho negro de Noé
Você já pensou sobre a origem, identidade e papel do negro no início da história bíblica e do mundo antigo? As Escrituras, a ciência, e a história secular atestam sobre o fato de que os povos de pele negra eram política, cultural e numericamente dominantes no mundo antigo e foram os pais da sociedade civilizada que conhecemos hoje. Por “mundo antigo”eu quero dizer o período da história desde o tempo de Noé depois do dilúvio (4.000 A.C.), até à conquista da maior parte do mundo conhecido pelos gregos no tempo de Alexandre o Grande (321 A.C.). Entretanto, um dos segredos mais bem guardados em toda a história é a identidade, o papel e a proeminência do negro no mundo antigo. O propósito desse capítulo é identificar o negro nas Escrituras e acentuar a sua contribuição com o mundo bíblico e antigo.

A Afiliação Bíblica de Cam

A Bíblia claramente ensina que toda a humanidade deriva de Noé e dos seus filhos (Atos 17:26; Gênesis 9:18-19). Noé teve três filhos denominados Cam, Sem e Jafé. O nome Cam significa “escuro ou negro”, Sem significa “pardo ou cor de oliva”, e Jafé significa “claro ou loiro”. Os estudiosos da Bíblia, e pelo menos um proeminente antropólogo, consideram Cam como o pai ancestral dos negros, mongóis e índios; Sem é considerado o pai ancestral dos Semitas ( árabes e judeus); e Jafé é considerado o pai ancestral dos caucasianos. Os estudiosos estão corretos? Baseado na etimologia dos nomes dos três filhos, nas nações associadas com os seus nomes em Gênesis 10, na pesquisa histórica e na autoridade bíblica, eu estou inclinado a concordar com os estudiosos: os três filhos de Noé foram os progenitores das três raças básicas da humanidade. A Bíblia diz: “Estes três foram os filhos de Noé; e destes se povoou toda a terra”(Gênesis 9:19). Apesar de ter reconhecido que as três
compleições básicas das três raças da humanidade estão implícitas nos nomes dos filhos de Noé, eu ficava perplexo em como um Noé monógamo podia produzir três filhos de três compleições diferentes e, consequentemente, identidades étnicas. Isso parecia biologicamente impossível para mim.
De acordo com Burnett Hanson, M.D., é possível para um homem ser o pai de três filhos com três compleições diferentes - um “preto ou escuro”, outro “pardo”ou “cor de oliva”, e o terceiro “claro ou loiro”- com a mesma mulher. O Dr. Hanson acrescenta ainda, “a fim disso acontecer, o homem ou sua mulher tem de ser de compleição escura ou ambos poderiam ter sido escuros. As pessoas de pele escura podem e frequentemente produzem uma prole de compleição clara; entretanto, é geneticamente impossível para as pessoas de compleição clara produzirem filhos de pele escura”. Baseado nessa análise, o Dr. Hanson conclui que, a fim de Noé ter sido o pai de três filhos da mesma mulher, todos os três filhos tendo compleições distintas variando de escuro a claro, Noé ou sua esposa tinha de ser negro ou de pele escura.
Arthur C. Custance, Ph.D. (Antropologia) parece concordar com o Dr. Hanson no seu livro, Noah’s Three Sons (Os Três Filhos de Noé), publicado pela Zondervan Press:
Sem estar envolvido na tecnicalidade da genética, é possível que Cam possa ter sido um mulato. Na verdade, o seu nome significa “escuro” e talvez se refere à cor de sua pele. Essa condição pode ter sido derivada da sua mãe, a esposa de Noé, e se supormos que o próprio Cam tivesse se casado com uma mulher mulata, é possível explicar a preservação do estoque negróide no desastre do dilúvio.
O Dr. Custance sugere que a cor escura de Cam era derivada da sua mãe. Se assim foi, de onde veio a cor escura da sua mãe? É possível que a cor escura dela tivesse vindo de Adão? Afinal, Adão é o pai de toda ação escura. Novamente, baseado em autoridade bíblica, eu sustento que Adão era semita, que significa que a sua compleição pode ter variado desde escura a parda e possivelmente clara.
A Afiliação Étnica de Noé

Se todos, ou qualquer um dos pontos que tenho tentado explicar nas três perspectivas mencionadas anteriormente, a respeito da afiliação étnica de Adão e de Noé, forem verdade, certamente isso explica como Noé e a “sra. Noé”eram “pardos”ou “escuros” e passaram aquela característica para Cam. Entretanto, eu discordo do Dr. Custance no fato de que a cor escura de Cam poderia ter vindo de seu pai. Talvez seja como H.G. Wells, um importante historiador, afirmou: “possivelmente as raças mais antigas dos homens eram todas pardas ou negras, e a alvura seja nova”.
Não obstante o que o mundo secular conclui a respeito da afiliação étnica de Adão ou Noé, é uma conclusão inescapável para aqueles de nós que crêm na autoridade e confiabilidade das Escrituras: Adão e Eva e Noé e a “sra. Noé” possuiam a estrutura genética que produziram as três básicas raças da humanidade. Eu concordo com Santo Agostinho:
Toda a raça humana, que viria a ser a posteridade de Adão através da primeira mulher, estava presente no primeiro homem...qualquer um que seja racional e mortal, independente da cor, a forma, o som ou voz, é certamente estoque de Adão.
De acordo com as Escrituras, Noé é o pai de toda a humanidade; assim sendo, ele inevitavelmente tinha de ser o pai da raça negra. A minha crença, que é sustentada pelas Escrituras, por teólogos, pela história, pela antropologia e pela ciência, é que isso foi feito através do filho de Noé, Cam, que é estudado no capítulo seguinte.

CAPÍTULO 3
Os filhos de Cam
O filho negro de Noé, Cam, é o pai da raça negra. Cam não era um negro amaldiçoado, ele nasceu escuro, o que era um sinal de honra para ele e para o seu povo. O propósito desse capítulo é identificar os filhos de Noé geograficamente e documentar a sua afiliação genética.
Quem foram os filhos de Cam? De acordo com Gênesis 10:6, Cam tinha quatro filhos denominados Cuxe, Mizraim, Pute e Canaã. Os camitas referidos na Bíblia eram pessoas que seriam classificadas como negras ou negróides no mundo ocidental de hoje.
Cuxe (Etiópia)
Cuxe foi o progenitor do povo etíope. As palavras Etiópia”(Gênesis 2:13) e “Cuxe” (Gênesis 10:6) são usadas alternadamente nas Escrituras. A palavra “Cuxe”é uma palavra hebráica significando “preto”. Etiópia é uma palavra grega significando “um homem com uma face queimada (sol) ou preta”. Uma inscrição descoberta na Etiópia em 1914 tem a palavra “Qevs”ou “Kesh”na mesma. Disso, alguns estudiosos concluem que a palavra “Kuxe” ou “Cuxe”se originou da Etiópia e não do Egito ou de Israel. A palavra grega para queimado era “ethios”e a palavra para face era “ops”, assim “ethios”mais “ops”se tornou Etiópia.
Etiópia foi um dos primeiros países mencionados nas Escrituras (Gênesis 2:13) antes e depois do dilúvio. De acordo com Henry M. Morris, Ph.D., no seu livro, The Genesis Record, publicado pela Baker Book House, Etiópia foi um nome originalmente anti -diluviano (antes do dilúvio) e foi lembrado pelos sobreviventes do dilúvio e então dado a pessoas e lugares do mundo pós-diluvianos (depois do dilúvio), em memória ao nome inicial do qual eles se lembraram mais tarde. Diodorus Siculus disse: “Os etíopes se consideram a nação mais antiga do que qualquer outra nação”. Herodotus, o pai da história, mantém que os etíopes eram o povo que mais viveu. “Os mais altos e belos homens do mundo”. A sra. negra na corte de Salomão descreveu a si mesma como negra e linda (Cantares de Salomão 1:5). Moisés se casou com uma mulher etíope (Números 12:1). O Dr. Du Bois relata que os abissínios (etíopes) são geralmente pretos, e que eles mais apreciam. A Bíblia descreve os etíopes como escuros e
altos (Jeremias 13:23; Isaías 45:14). Como um poder do mundo, o profeta Isaías descreveu os militares enviados da Etiópia para o rei Zedequias, para assegurar a Israel da ajuda deles, como pessoas de “um povo de elevada estatura e de pele lisa” “um povo terrível desde o seu princípio”e “uma nação forte e esmagadora”. (Isaías 18:1,2,7). Aparentemente, em algum ponto na história, as fronteiras da Etiópia se estenderam bem além do país moderno da Etiópia. De acordo com Homer e Herodotus, os habitantes dos seguintes territórios eram etíopes: Sudão, Egito, Arábia, Palestina, Ásia Ocidental, e India. A única diferença física nesses habitantes era a textura dos cabelos. O Dr. Du Bois afirma que o Egito era uma colônia dos etíopes. Há pirâmides na Etiópia que se rivalizam com as pirâmides do Egito. John G. Jackson relata que a Etiópia foi o primeiro país estabelecido da terra. Os cusitas (etíopes) foram os fundadores da civilização da Mesopotâmia. A história etíope e egípcia
registradas começa cerca de 3.500 A.C., o que leva a uma discussão do segundo filho de Cam, Mizraim (Egito).

Mizraim (Egito)
A palavra “Misraim” é traduzida na Revised Standard Version da Bíblia como “Egito”. De acordo com o Bible Dictionary (Dicionário bíblico) de Fausset, publicado pela Zondervan Press, a palavra “Mizraim”significa “filhos do sol”. Fausset também mostra que os egípcios eram de uma origem “negrito”. Os egípcios não se chamavam de “egipcios” ; esse nome foi dado a eles mais tarde pelos gregos. Citações dos seguintes autores sumarizam as minhas descobertas a respeito da etimologia de “Egito”e a afiliação étnica dos primeiros egípcios:
John G. Jackson, uma reconhecida autoridade da história da África, escreveu:
Os antigos habitantes dessa terra africana chamavam o país de Khem, ou Kam, ou Ham, que significa literalmente “a terra negra”; e eles se auto denominam Khemi ou Kamitas, ou Camitas, significando “o povo negro”.
Keil-Delitzsch, um estudioso do Velho Testamento, universalmente respeitado, registrou:
O velho nome Egipcio é Kemi (Copt, Chemi, Keme), que Plutarco diz ser derivado da cor cinza do solo coberto pelo limo do Nilo, mas que é mais correto traçar a Cam, e a reconhecer como uma indicação dos seus primeiros habitantes serem descendentes de Cam (camita).
Herodotus visitou o Egito cerca de 500 A.C. e relatou:
É certo que os nativos dos países são negros com calor...eles são de pele negra e têm cabelo lanuginoso.
Lerone Bennet, Jr., um historiador negro contemporâneo, anotou:
Nas suas pinturas, os antigos egípcios se retrataram em três cores: negra, marrom avermelhado e amarelo.
Aparentemente, os antigos egípcios tinham a mesma classificação de aparência física que os negros contemporâneos.
Mark Hyman, um jornalista e historiador negro, revela documentação científica referente à afiliação étnica dos egípcios:
Foi feito um teste de melanina da pele de uma múmia egípcia...a melanina provou que os egípcios eram negros.
No que me concerne, a principal voz de autoridade concernente à afiliação étnica dos egípcios é encontrada nas Escrituras. Os Salmos se referem ao Egito como a terra de Cam (Salmos 78:51; 105:23, 26-27; 106: 21-22). O nome “Cam”é derivado do nome egípcio “Kam”que é a palavra mais significativa para “negro” ou “negridão”.
Muitos estudiosos logo admitem que os antigos egípcios eram negros, mas afirmam que os reis hyksos que governavam o Egito durante a parte desse período de história bíblica (1700 A.C.-1550 A.C.) eram semitas da Ásia. Entretanto, dois eminentes estudiosos negros se opõem à posição de que os hyksos eram semitas ocidentais:
O Dr. Charles Finch tinha a dizer o seguinte a respeito da origem e identidade dos reis hyksos:
Dr. Custance, no pensamento hebraico, Noé não poderia ter amaldiçoado a Cam sem amaldiçoar a sí próprio. Quando e como a maldição foi cumprida? A maioria dos estudiosos crê que a maldição foi cumprida quando os cananitas foram conquistados por Israel e se tornaram subservientes aos israelitas. É interessante notar que dos quatro filhos de Cam (Etiópia, Egito, Líbia e Canaã), Canaã é o único que não existe hoje como nação.
A maldição de Cam está sobre o negro de hoje? De acordo com o Dr. J Vernon McGhee, um distinto professor da Bíblia, branco e conservador:
Certamente não. Pensar de outra maneira é absolutamente um absurdo. As Escrituras não ensinam isso...Esse ensino tem sido uma das coisas mais tristes ditas acerca do homem negro. Não é justo para com o homem negro e não é justo para com Deus - porque Ele não disse isso. Além do mais, as primeiras duas grandes civilizações eram camitas - tanto a civilização babilônica quanto a egípcia eram camitas.
Eu creio que a maldição de Canaã foi cumprida durante uma ou todas as seguintes experiências: 1) Quando certas tribos cananitas foram derrotadas por Abraão em Gênesis 14:1-16. (2) Nos dias de Josué, quando os cananitas foram derrotados pelos israelitas, que pertenciam à família de Sem (Josué 9:23; I Reis 9:20, 21); (3) Quando os descendentes de Canaã se tornaram os servos de Jafé quando Cartago, que tinha sido estabelecida pelos cananitas (fenícios), foi conquistada por Roma. De nenhum modo, a raça negra foi amaldiçoada - somente os cananitas. As Escrituras também registram outros grupos étnicos e indivíduos amaldiçoados.
Geograficamente, os cananitas foram os habitantes originais da terra de Israel (I Crônicas 4:40). Essa é a raíz do problema moderno entre os palestinos e os israelitas.


Amado(a), acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde,
assim como é próspera a tua alma. 3 Jo 2