Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.Ninguém vem ao Pai senão por mim.João 14:6
Rádio Rios de Água Viva

Rádio Rios de Água Viva

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Perdoar para ser perdoado

Um dos ensinamentos bíblicos mais difíceis de colocarmos em prática é o mandamento do perdão.

Deus criou o homem para viver em comunhão com Ele.
Foi o homem que rompeu este vinculo e fugiu dessa estratégia com a sua desobediência.
E de Gênesis a Apocalipse, Deus na sua infinita misericórdia, criou um plano para perdoar e redimir este homem e tê-lo de volta para Si, porque Deus nunca desistiu do homem; é o homem que desiste de Deus.

Deus, como um pai amoroso, está sempre pronto para nos perdoar, porque pela Sua natureza divina é misericordioso para conosco, mas como um Pai justo, Ele precisa nos ensinar.

E uma das duras lições que Ele nos ensina, é o perdão. E mais, Ele colocou em nossas mãos a responsabilidade de escolher o quanto queremos ser perdoados.

Em Mateus 6:12, quando Jesus ensinou aos discípulos orar ao Pai, Ele disse: “e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoados aos nossos devedores.”

E ainda nos versículos 14 e 15, Ele diz: “Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas.”

Observe que o único assunto enfatizado pelo Senhor na oração é a necessidade de perdão mútuo. O perdão da parte do Pai para conosco, depende do perdão que liberamos para com os outros.

E não sabemos o que é pior: Se é perdoar ou pedir perdão!
Isso porque, por natureza, somos soberbos, embora não admitamos.

Não “merecemos” ser injustiçados, mas podemos cometer injustiças e queremos (quase exigimos) ser aplaudidos. Queremos que tenham compreensão conosco, afinal “nossa vida é tão difícil”. Nossas dores “são tão maiores do que a de qualquer um”, Os “nossos problemas são tão maiores do que os dos outros” e por ai vai a nossa justificativa para não pedirmos perdão quando magoamos alguém. “Somos melhores...”

Mas se o caso é inverso, como nos dói! Afinal, somos tão “sensíveis”, estamos tão “fragilizados”. Como somos “incompreendidos”!

Sim, temos dois pesos e duas medidas: um para nós e outra para os demais.

Mas não é isso que a Bíblia diz, pelo contrário:
Em Mateus 7:2, diz: “com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.”

Seria bom se, quando alguém nos magoasse, pudéssemos ter o equilíbrio suficiente para nos colocarmos no lugar da pessoa que está nos magoando, e sentíssemos o que está levando a ela agir daquela forma. O que está faltando a ela para proceder assim.

Pode ser, por exemplo, que ela não se perdoe por algum motivo ou tenha se deixado magoar por terceiros, e venha a descarregar isso em alguém. E o fará em quem estiver mais próximo. Por isso tantas mágoas geradas entre as pessoas da mesma família. E até entre pessoas que se amam muito.

Nós só nos sentimos magoados, quando se trata de pessoas a qual nós damos importância. As pessoas que nos são indiferentes não conseguem nos magoar.

A mágoa gera amargura. E a pessoa amarga contamina não só o seu corpo causando enfermidade como todo o ambiente.

Hebreus 12:15 – “...atentando diligentemente por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados;”

Você já se colocou no lugar de um pai que perdoa o assassino de seu filho amado?

Foi isso que Deus fez por mim e por você. Já pensou nisso?

Jesus veio ao mundo para perdoar a nossa dívida; morrer por nós para que nós possamos viver a Sua vida. E Ele fez isso por amor a nós.

Deus associou o perdão ao amor.

Em João 3:16 e 17 diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho Unigênito para que todo que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna”. Porquanto Deus enviou o seu filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.”

Quer perdão maior do que esse?

E qual a retribuição que nós damos? Nós O magoamos todos os dias, com as nossas transgressões, com a nossa indiferença, com a nossa rejeição. Quando atribuímos a outros deuses aquilo que somente Ele fez por nós.

Teve mais alguém que morreu em nosso lugar para pagar nossa dívida e nos dar uma vida digna ao lado do Pai Celestial?

Jesus é o único Deus vivo, porque foi o único que morreu, mas ressuscitou e vivo está. Você conhece outro? Eu não conheço. Esse é o verdadeiro perdão.

O fato de perdoar é tão sério para Deus que em Mateus 5:23 e 24 diz: “Se, pois ao trazeres ao altar a tua oferta, ali lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, voltando, faze a tua oferta.”

E nós, se quisermos obedecer a Deus e aos ensinamentos de Jesus para perdoar, devemos pedir a Ele porque em Daniel- 9:9 diz: “Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia, e o perdão; pois nos temos rebelado contra Ele,”

Em Salmo 130:4 – “Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.”.

Mas se pedirmos, “Ele é misericordioso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós” (Efésios 3:20).

Uma oração: Senhor sabemos que somos impuros e que enganoso é o nosso coração e sabemos que a falta de liberação de perdão nos torna prisioneiros e nos impede de recebermos as bênçãos que Jesus conquistou na cruz para nós. Por isso pedimos a ti Senhor Jesus que interceda junto ao pai para que o nosso coração seja tocado e que tenhamos humildade suficiente para perdoar ou pedirmos perdão para que Satanás não alcance vantagem sobre nós como esta escrito em 2 Corintios 2:11. Remove Senhor, qualquer raiz de amargura ou qualquer mágoa que estejam encobertas dentro de mim e que eu possa chegar e Ti e ofertar um coração contrito.

Amém.

Célia Leite de Souza
www.jesusluzdomundo.spaces.live.com
leitesouza@hotmail.com