Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.Ninguém vem ao Pai senão por mim.João 14:6
Rádio Rios de Água Viva

Rádio Rios de Água Viva

domingo, 23 de setembro de 2007

Mentira, o mal que destrói

O que é mentira? Mentira é afirmação contrária da verdade. Há muito tenho observado que a mentira tem sido um veículo usado por Satanás para destruir vidas. Quantos que se dizem servos de Deus, e não largam a mentira dos lábios! É mais fácil viver uma vida de mentiras, de aparências, agradando ao diabo, do que se render-se a verdade do Evangelho! Em Colossenses 3:9, Paulo diz: "Não mintais uns aos outros, pois a mentira faz parte do velho homem, da velha criatura".

Não entendo como alguém que se diz “crente”, empresta os seus lábios à serviço do diabo. Porque a mentira é do diabo! O próprio Jesus disse em João 8:44, “que o diabo é mentiroso é o pai da mentira”. Então, quando você mente, torna-se irmão da mentira e filho do diabo. Duro não é? Mais é a pura verdade! A quem você serve torna-se o senhor da sua vida. Com a mentira, você está prestando serviço ao diabo, logo ele está sendo o teu senhor. Mas hoje você pode mudar isso, e aceitar o senhorio de Cristo, único e exclusivo em sua vida. Pois Ele diz em Mateus 6:24: “Não podeis servir a dois senhores”. Portando, do jeito que está não pode continuar! Você não pode servir a Deus e prestar serviço ao diabo.

Em Cantares 2:15 há algo extraordinário, que Deus quer nos ensinar. Vejamos: “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que fazem mal as vinhas, porque as nossas vinhas estão em flor”. Observe o texto comigo: As raposas, as raposinhas, ambas estavam destruindo as vinhas. A vinha simboliza a tua vida, sabemos que flores é um sinal que antecede aos frutos. As raposas estavam destruindo as vinhas, suas flores sendo destruídas, logo os frutos não surgiriam. A raposa simboliza o diabo, a raposinha são as sugestões que o diabo lança sobre a sua vida, para que você peque contra o Senhor. O diabo não te faz pecar, ele te sugere e você aceita ou não, pois temos o livre arbítrio (poder de escolha). O diabo te sugere que você conte uma mentira, você aceita; afinal de contas é só uma mentirinha. Não esqueça que pra Deus não existe mentira ou mentirinha. Mentira é pecado e ponto final. As raposinhas (mentirinhas) estão destruindo a tua vinha e você não está percebendo. Quando Jesus passar e procurar os frutos na tua vinha, e não encontrar, Ele fará com você, igual ao que fez com a figueira, quando não encontrou frutos, amaldiçoou. Pois a árvore que não dá frutos é cortada e lançada fora.

Vamos ver o exemplo de algumas pessoas que mentiram, e destruíram-se a si mesmas:

Eva: Gn 3:2,3 - Eva falou para a serpente que Deus disse para ela não comer, nem tocar no fruto. Quando na verdade Deus disse pra eles não comerem Gn 2;17. Eva acrescentou algo que Deus não falou. Muitos não percebem mais isto é uma mentira (afirmação contrária a verdade). Eva começou dando ouvidos ao diabo que já veio distorcendo a Palavra de Deus, dizendo: Deus disse para vocês não comerem de toda árvore do jardim? (Gn 3:1) Com essa pergunta o diabo começou sugestionar Eva para que ela pecasse. Observe: primeiro uma mentirinha. Essa mentirinha foi o começo da queda de Eva. Logo em seguida ela já estava totalmente dominada pelas sugestões do diabo. Desobedeceu a Deus quando comeu do fruto que Deus lhe proibiu. Devemos ter cuidado, e pedirmos ao Senhor, dia após dia, que coloque um guarda à porta dos nossos lábios, como fez o salmista.

Sansão: Jz 16:7,11,13 - Três vezes Sansão brincando, mentiu para Dalila . Nunca podemos esquecer que o diabo, nosso adversário não brinca. Enquanto muitos estão brincando de ser crente, brincando com algo tão sério que Deus lhes deu, que é a Sua Palavra. O diabo vem, arrasa e destrói, como foi no caso de Sansão. Dalila simboliza o próprio diabo. E qual é o objetivo do diabo? É fazer com que você peque, e a iniquidade nos afasta de Deus. Sansão mentiu para Dalila, ou seja, ele abriu uma brecha para que satanás entrasse e o destruísse. O que começou com uma brincadeira, uma mentirinha boba, terminou em uma tragédia. Qual foi a primeira coisa que fizeram com Sansão? Furaram os seus olhos. Ele ficou cego, perdeu a visão de Deus. É isso que o diabo quer! Pois a cegueira espiritual, não nos deixa enxergar as suas ciladas. O pecado, verdadeiramente, destrói, seja ele qual for. Acaba arrancando a visão espiritual do homem e da mulher de Deus. Nossos segredos com o Senhor não devem ser revelados a ninguém; mesmo que as pessoas que mais amamos, se afastem e se aborreçam. Importa obedecer a Deus e não aos homens (At 5:29).

Ananias e Safira: At 5:1-10. No versículo 3 Pedro diz: “Ananias porque encheu satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo”. Eles aceitaram a sugestão do diabo e mentiram. Só que não mentiram a Pedro mais ao próprio Deus. Cuidado! Às vezes você acha que está mentindo e ninguém ta vendo. “Jesus Cristo é o mesmo ontem (passado), hoje (presente) e será eternamente” (futuro) Hb 13:8.
Ananias e Safira esqueceram-se que ali estava um verdadeiro homem de Deus. Aqueles que são fiéis e amam a Palavra de Deus, jamais serão enganados e nem confundidos.

Algumas conseqüências que a mentira trás:

Descredibilidade: Você conhece alguém que mente, mente, e quando está falando a verdade ninguém acredita? O mentiroso fica descredibilizado diante dos homens, e com certeza diante de Deus. Pois Deus não conta com mentirosos, mas com aqueles que amam e vivem a verdade que é Cristo. ( Jo 14:6).

Morte física e espiritual: Ananias e Safira, espiritualmente, já estavam mortos! Pois quando alguém faz a vontade do diabo, automaticamente, morre espiritualmente. Morreram fisicamente na mesma hora em que mentiram ao Espírito Santo. Nem sempre a morte física acontece rapidamente, como foi o caso de Ananias e Safira. Mais não devemos esquecer que o fato ocorrido deu-se no tempo da graça (favor imerecido da parte de Deus), a mesma dispensação em que nós estamos. Portanto, nunca se esqueça que, Deus não se deixa escarnecer, tudo o que o homem semear com certeza colherá.

Não herdarão o reino de Deus (reino dos céus): Ap 21:8 – “Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos feiticeiros, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte”. Ap 22:15 diz: “Ficaram de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”. Observamos nestes textos, que Jesus não olha a mentira como um pecado diferente dos outros, mais no mesmo patamar. Todos os pecados nos afastarão do Seu reino. Todo aquele que ama a mentira, é aquele que mente por prazer, não consegue viver sem mentira; a mentira já está vinculada em seu caráter. E o que pratica, é aquele que mente de vez em quando, mente só quando quer obter benefícios , mente quando o patrão o manda dizer que não está, e ainda diz: “é meu patrão, eu preciso do meu emprego”. Esquece-se que vai prestar contas diante de Deus. Para Deus não importa a forma que você está mentindo. Quando o Senhor voltar para arrebatar a Sua igreja você não subirá. A mentira é a porta que você abre para que o diabo entre e destrua a tua vida.