Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.Ninguém vem ao Pai senão por mim.João 14:6
Rádio Rios de Água Viva

Rádio Rios de Água Viva

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Até onde vai a sua confiança em Deus?

O Espírito Santo me deu essa tremenda frase sobre a confiança: A Confiança em Deus ultrapassa todos os limites da lógica. Se você confia em Deus você não anda pela lógica, mas sim pela fé. Pois a lógica diz que é impossível uma pessoa morta ressuscitar, no entanto Cristo ressuscitou a Lázaro já com quatro dias de morto, e Ele também ressuscitou ao terceiro dia.

A lógica diz que uma pessoa que é lançada no fogo, com certeza se queima e morre. A confiança em Deus fez com que Sadraque, Mesaque e Abedenego escapassem da fornalha sem ter sido queimado, sequer, um único fio dos seus cabelos. A lógica diz que uma pessoa que é lançada na cova de leões famintos, jamais sairá com vida. Mas a confiança em Deus fez com que Daniel saísse isento da cova sem sofrer um arranhão.
Portanto, se você conhece a Palavra de Deus, rejeite a lógica humana, e ande de fé em fé e de glória em glória, e tu verás que os que confiam no Senhor jamais serão envergonhados nem confundidos. Mas o justo viverá da sua fé (HB 10:38;Rm.1:17).

A bíblia nos relata a existência de vários servos do Senhor que depositaram a sua confiança em Deus. Já mencionei alguns no item anterior, e agora, quero mergulhar na vida de dois homens de Deus que foram exemplos, e nos deixaram tremendas lições de confiança e prática da Palavra de Deus. Eles são: Abraão e Jó. Vejamos:

Abraão - Deus disse para Abraão: “Sai da tua terra, da tua parentela, da casa do teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gn 12:1). Abraão confiou no Senhor e deu o primeiro passo de fé. Ele deixou ser guiado pela confiança na Palavra de Deus. Abraão tinha tudo para não crer (se assim podemos dizer). Deus lhe prometera uma terra – terra ocupada, pois já tinha “dono”. Deus lhe prometera um filho, porém, a sua mulher era estéril. E aí? Como confiar mediante todas as circunstâncias contrárias? E se fosse você, como reagiria? Confiaria como fez Abraão ou murmuraria? Abraão seguiu em frente e creu na promessa do Senhor. Foi dito a respeito dele: “Creu Abraão no Senhor e isso lhe foi imputado por justiça”.

Seria fácil se Deus o tivesse enviado já mostrando a terra para ele. Se a terra já estivesse sem habitantes, era só ele chegar e se acomodar com a sua família. Mas porque Deus prometeu as coisas para Abraão mediante todas essas circunstâncias contrárias? Deus queria provar Abraão e ver até onde ia sua confiava Nele.
Deus nos prova para conhecermos mais de nós mesmos, pois Ele, o Senhor Onisciente, já sabe o resultado de todas as coisas. Ele sabe até onde vai a sua confiança Nele, mas Ele quer que você também saiba, por isso Ele te prova.

Jó – Esse homem foi um exemplo de servo confiante no seu Senhor. Em meio aos mais terríveis momentos de perdas, angústia e dor, ele pronunciou frases que demonstraram a sua confiança em Deus.

São as tuas palavras, as tuas declarações de fé, seguidas de atitudes que demonstrarão se confias ou não no Senhor.

Jó perdeu tudo. Vinha uma notícia ruim atrás da outra. Primeiro veio um mensageiro dizendo que os caldeus levaram os seus bois e os seus jumentos. Estando o primeiro ainda falando, veio outro dizendo que “fogo de Deus” havia caído e destruído todas as suas ovelhas. Logo entrou outro dizendo que levaram os seus camelos e mataram os moços. Por fim, veio a pior notícia que um homem pode receber, disse o mensageiro: Um vento muito forte derrubou a casa em que teus filhos estavam reunidos e todos morreram. Imagine a dor que Jó sentiu nesse momento!

Como você reagiria mediante a tantas más noticias? Principalmente a última noticia, a da perda dos seus dez filhos. Será que a tua confiança está nos teus bens terrenos e nas pessoas que te cercam? Como você reagiria se te faltasse os recursos desta terra? Ou se perdesse alguém que tanto ama, o que faria? Jó agiu de uma maneira extraordinária, pois os olhos e o coração dele estavam fitos em Deus, e quem está alicerçado na confiança da Palavra de Deus, reage de maneira diferente, não deixa ser dominado e nem derrotado pelos problemas e catástrofes da vida.

Vamos analisar cinco características que existem na vida daqueles que confiam no Senhor. Características essas que estavam na vida de Jó.

Primeira característica: Quem confia em Deus é adorador.
“Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou” (Jó 1:20). Jó se humilhou na presença do Senhor e o adorou.
Em meio a tudo o que você está passando exalte e adore esse Deus, pois Ele procura os verdadeiros adoradores, que O adore em espírito e em verdade (João 4:24). Quem confia no Senhor o adora e não é apegado aos bens desta terra, pois o seu coração está voltado somente para as coisas do céu.

Adorar a Deus é declarar com os teus lábios frases que brotam no teu espírito que exaltam a magnitude e o poder de Deus. Jó fez isso quando se prostrou e declarou: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor” (Jó 1:21). Jó exaltou a soberania de Deus com essa declaração. Aos olhos humanos ele tinha vários motivos para desanimar, mas ele escolheu confiar no Senhor. A vida é composta de escolha. Por isso, ao invés de murmurar e reclamar da vida, escolha ser um adorador. Deixa Deus te encontrar adorando-O e nunca murmurando.

Segunda característica: Quem confia em Deus não dá ouvidos à voz do diabo.
Jó rejeitou ouvir a voz do diabo, quando a sua mulher lhe falou: “Ainda reténs a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre” (Jó 2:9). Você só rejeita as vozes negativas, quando pronuncia uma palavra de confiança diante da palavra do diabo, Jó fez isso e disse: “Como fala qualquer doida fala tu; receberemos o bem de Deus e não receberíamos o mal?” Jó amava tanto a Deus que para ele o sim e o não de Deus eram bênçãos da mesma maneira. Quantos hoje só “servem a Deus” quando estão sendo abençoados. Quando as coisas começam a apertar viram as costas para Deus, e dão ouvidos as propostas do diabo. Deus quer que você vença as sugestões do diabo, através da Sua Palavra como fez Jesus em Lucas 4. Ouça somente a voz do Espírito que diz que em Cristo você é mais que vencedor.

Terceira característica: Quem confia em Deus não ama sua própria vida mesmo em meio à face da morte (Ap 12:11).
Jó não amou a sua própria vida e declarou: “Ainda que Ele me mate Nele confiarei” (Jó 13:15). Você está preocupado com sua vida mais do que com a obra de Deus? Você teme por sua própria vida? Cuidado! Pois Jesus disse para não temer o que pode matar o corpo e não pode fazer mais nada, mas temei antes aquele que pode matar o corpo e fazer com que a alma vá para o inferno. Portanto, não ame mais as coisas do que ao Senhor. Não O negue quando vier a adversidade. Prefira a morte do que perder a presença de Deus.

Quarta característica: Quem confia em Deus tem esperança.
O mundo diz que a esperança é a ultima que morre. Frase terrível! A esperança dos que confiam em Deus nunca morre, pois esperamos no Deus Todo-poderoso, que trabalha por aquele que Nele espera. Jó disse: “Porque há esperança para a árvore, que se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos” (Jó 14:7).
Não deixe que o diabo roube a tua esperança! Creia que o Senhor te levantará! Você não ficará nessa situação para sempre. Confie nesse Deus que renova, transforma e liberta, pois para Ele não há impossível. Abre os teus lábios e glorifique ao Senhor! Qquem tem esperança declara como Jó declarou: “Eu sei que o meu redentor vive, e que por fim se levantará”. Redentor é quem redime. É quem põe fim ao sofrimento. É o que paga a nossa dívida. Creia que o teu redentor vive e te dará vitória! Não perca a esperança, pois fiel é o guarda de Israel.

Quinta característica: Quem confia em Deus torna-se intimo Dele, e vê a glória Dele em sua vida.
No capítulo 42 Jó continua engrandecendo ao Senhor, declarando que Deus tudo pode e nenhum dos seus planos pode ser impedido. Somente quem é íntimo de Deus declara uma frase como essa. No versículo 5 ele diz: “Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem”. Ou seja, houve uma época na vida de Jó que ele conhecia Deus de ouvir os outros falarem, mais agora era diferente, agora ele tinha intimidade com Deus. E quem é íntimo de Deus vê a Sua glória . Quem é intimo de Deus recebe tudo em dobro, como foi o caso de Jó.

É hora de nos levantarmos e parar de vivermos de experiências que os outros tiveram. Temos de ter as nossas próprias experiências. Temos de ter intimidade com esse Deus maravilhoso e pessoal. Ele quer revelar-se para nós todos os dias. Mas precisamos nos aproximar mais Dele, ter mais tempo para Ele. Precisamos buscá-Lo com toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento. Temos de arrancar do profundo do nosso ser, frases que expressam e sobressaiam a nossa confiança nesse Deus único e maravilhoso.

Torno a te perguntar até onde vai a tua confiança em Deus? Você O serve porque O ama ou porque quer somente receber bênçãos? É fácil dizer que confiamos quando tudo vai bem; quando não temos falta de nada; quando o que alguém nos prometeu está perto dos nossos olhos.
Pense nisso! Reflita e tome uma atitude de fé, de confiança. Ele quer mudar o rumo da tua história. Ele quer olhar para você e falar na cara do diabo o mesmo que falou a respeito de Jó: “Observaste tu o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, reto, e temente a Deus, e desviando-se do mal”. Confiar é algo que requer atitude, tome essa atitude de fé nesta hora e confie no Senhor, pois verdadeiramente Ele é galardoador daqueles que o buscam (Heb 11:6).


Deus te criou para ser único, pois não há ninguém na terra igual a você. Ele quer te olhar e quer ver se a semente da confiança está plantada em teu coração. Só assim o próprio Deus dará testemunho de ti.

Termino com uma frase de um homem de Deus que diz: A confiança em Deus é uma chave que não existem portas fechadas diante dela.


Por: Cristina M Silvano de Andrade/cris-silvano@hotmail.com